Vivência na Educação: Alfabetização

Por Gi Germano em 22/07/2023 às 12:10:01

Vivência na Educação: Alfabetização

E vamos para mais uma vivência...

Vivência na Educação!

Andei pensando sobre no tema para escrever, desde o meu início por aqui no RJ News escrevo sobre vários assuntos, por isso o título Vivências!

Tenho sentido o desejo de falar sobre alfabetização!

Isso mesmo alfabetização de crianças!

Durante muitos anos alfabetizei, e ainda alfabetizo, conheci alguns métodos, alguns só na teoria, outros utilizei em sala de aula.

De todos o que eu conheci a Consciência Fonológica mostrou o seu encanto, principalmente, na Alfabetização.

No início dos anos de 1970 iniciou o reconhecimento da importância do processo de alfabetização da criança para compreender o princípio alfabético desenvolvendo a cadeia sonora da fala com os sons das letras, e então acontece o desenvolvimento da consciência fonológica.

As pesquisas sobre os assuntos ficaram intensos relacionando a consciência fonológica e alfabetização, fase dos segmentos sonoros da fala.

Este assunto é fantástico porque a criança no princípio alfabético tem acesso a uma cadeia de sons através das rimas, poesias...

E isso nos faz trilhar na memória afetiva das cantigas de roda, parlendas, poesias, tempo da mamãe, da vovó com os versinhos para dormir, para escolher uma coisa ou outra...

Quem não lembra da cantiga:

"Boi, boi, boi
Boi da cara preta
Pega esse menino que tem medo de careta

Não, não, não
Não pega ele, não
Ele é educado e tem um grande coração!

E deste parlenda?

Um, dois, feijão com arroz,

Três, quatro, feijão no prato,

Cinco, seis, falar inglês,

Sete, oito, comer biscoito,

Nove, dez, comer pastéis

Através destes conhecimentos chegamos a Consciência Fonológica com seus níveis:

- rima: capacidade de identificar rimas

Exemplo: " Borboletinha tá na cozinha fazendo chocolate para a madrinha..."

- aliteração: capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra

Exemplo: O rato roeu a roupa do rei de Roma.

- consciência silábica: capacidade de segmentar palavras em sílabas, perceber que palavras são formadas por associação de sílabas.

Exemplo: LIMÃO (li+mão)

Os estudos e pesquisas continuaram, testes eram realizados para compreender o processo de aprendizagem, e assim vem a neurociência trazendo a sua colaboração ajudando a compreensão das ações complexas como pensamento, decisão, atenção, compreensão, interpretação e cálculo.

Trilhei este caminho como psicopedagoga e atualmente com estudos na neuropsicopedagogia clínica concilio na hora de alfabetizar uma criança, desenvolvendo as habilidades fonológicas decodificação de códigos.

Segundo Magda Soares anuncia que consciência fonológica seria a "[...] capacidade de focalizar os sons das palavras, dissociando-as do seu significado e de segmentar as palavras nos sons que as constituem" (SOARES, 2016, p. 166).

Aprofundei os meus estudos depois que conheci a História da Abelhinha, contando as histórias dos personagens, cantando suas músicas e fazendo os seus sons: a Abelhinha, Escova Mágica, índio, Óculos da vovó e o Urso.

Vou encerrando aqui esta parte sobre a Vivência na Educação, e já deixando um aperitivo sobre o próximo artigo...

O que idealizei na pandemia, período em que as aulas eram on-line, coloquei em prática e criei um kit para alfabetizar, aguardem...

Fonte: Gi Germano (Alfabetizadora/Psicopedagoga/Biblioterapeuta Infantil e Juvenil)

Zion
Luxhoki